Para você que tem plano de saúde, seja ele de qualquer modalidade como o individual/familiar, coletivo empresarial/adesão e até mesmo os de autogestão, é muito importante que você tenha em mãos o contrato para saber melhor sobre o que é oferecido pela operadora contratada.
Pensando aqui que você já possui uma cópia do contrato de plano de saúde e já o leu, ótimo. Acredito que você já esteja ciente dos serviços oferecidos pela sua operadora e dificilmente vai ter conflito com ela.
O que acontece é que, em geral, nós não temos o costume de ler o contrato. É uma coisa maçante, cansativa e chata de se entender. Para ficar mais prático e não ter que ler tudo no seu contrato de plano de saúde, eu vou enumerar aqui os itens essenciais que você deve saber:
Preste atenção no que diz o seu contrato de plano de saúde sobre:
1. prazos de carência – Todo contrato de plano de saúde prevê um período em que o usuário de plano de saúde não poderá contar com alguns serviços de saúde previstos no contrato;
2. vigência do contrato – Não é com a entrega da carteirinha que o seu plano de saúde está apto a te atender. É importante você notar quando assinou o contrato de adesão e pagou a primeira mensalidade, pois a partir daí o seu contrato está valendo;
3. critérios de reajuste – Esse é um dos pontos mais polêmico sobre o seu plano de saúde e digno de muitas discussões. No entanto eu reputo de suma importância você saber quais os critérios adotados pela sua operadora para reajustar as mensalidades. Os aumentos são o anual e por mudança de faixa de idade;
4. segmentação de assistência – Você sabe se o seu plano é ambulatorial, hospitalar, odontologia, hospitalar com obstetrícia…? Esteja atento a este detalhe e fique sabendo que em qualquer segmento que for, a sua operadora deve oferecer a cobertura mínima ou plano-referência de cuidados à saúde.
5. abrangência geográfica – É o local onde serão prestados os serviços de saúde descritos no contrato. Saiba se a rede de serviços oferecidos é de âmbito municipal, estadual ou nacional e até internacional.
Sabendo destes 5 elementos você já estará bem informado sobre o seu plano de saúde, para não ser pego de surpresa por causa de algum motivo relacionado ao seu atendimento à saúde.
É isto.
Siga-me no meu instagram, porque lá você encontra muita informação que te ajudará a se posicionar quanto aos seus direitos de consumidor de plano de saúde.
Caso você queira mande mensagem aqui pra mim. A gente se fala!!