Você, que tem um um plano de saúde, sabe se o seu contrato de plano de saúde tem previsão para o serviço de home care?
Contratos de planos de saúde devem informar — COM CLAREZA— quais os serviços de saúde que a operadora oferece cobertura e aqueles que ela não oferece cobertura de saúde.
Mas e se houver omissão?
Se houver omissão de alguma serviço certamente sua operadora de plano de saúde vai dizer que não tem obrigação de cobrir. E isso é muito comum acontecer, viu?
No caso do home care é importante você ficar esperto para duas saídas:
1. Ainda que não previsto no contrato, se o médico que assiste o paciente recomendar o home-care (conhecido como atendimento médico domiciliar), por meio de um relatório detalhado sobre a situação do paciente e os serviços que ele precisa, a operadora de plano de saúde deve cobrir o tratamento;
2. O direito do paciente à saúde deve ser garantido ou preservado, porque é esta a obrigação da operadora: dar assistência à saúde a ele. Por isso, o relatório médico deve indicar qual a atenção de saúde que o paciente precisa para que fique caracterizado o home care.
Se o home care de um paciente é rejeitado pela operadora de plano de saúde, mesmo com a determinação médica, e ele não faz nada, é porque está desinformado quanto aos seus direitos.
Mas você que agora já sabe não vai deixar isto acontecer, vai?
A omissão contratual para o atendimento de home care dá possibilidades certa de o usuário conseguir o tratamento pela operadora.
Assim, sempre diante da negativa do home care, eu recomendo a você fazer reclamação formal no SAC da operadora, registrando tudo como o dia da reclamação, quem te atendeu, qual o número do protocolo e o horário.
Paralelamente, registre a reclamação junto à ANS no site www.ans.gov.br. , na aba que trata dos direitos do consumidor ou pelo telefone DISQUE ANS 0800 701 9656.
Agora, uma informação muito importante: Se o atendimento é de urgência e não pode esperar as reclamações, o certo mesmo é ingressar com uma medida judicial. Nós aqui estamos preparados sobre o assunto e temos meios de conseguir isso através de uma liminar, para obrigar a operadora a te fornecer o home care na hora!
Acompanhe-me pelas redes sociais. Eu disponibilizo muita informação que vai te ajudar como se posicionar perante a sua operadora de plano de saúde para que você saiba como exigir dela o respeito a você, ao contrato e à sua saúde.
E caso você esteja passando por uma situação como esta mande mensagem aqui para mim.
#nadefesadoconsumidordeplanodesaude #homecare #tratamentodomiciliar #informacao #clarezacontratual #direitoasaude #saude #relatoriomedico #walterlandiodossantos