Não é justo você, tem plano de saúde, procurar hospital ou o médico conveniado à operadora e ser surpreendido com a notícia (infeliz), de que foram substituídos. O pior ainda é que a sua operadora sequer te avisa disso.
Essas condutas têm sido recorrentes pelas operadoras de planos de saúde. E alguns casos são relatados pela imprensa como já ocorreu com os usuários da Amil e da Prevent Senior.
Saiba que a sua operadora de plano de saúde tem o dever de informá-lo sobre a mudança que ela fizer na rede de serviços credenciada ou referenciada com 30 dias de antecedência.
Além do mais os prestadores de serviços atuais devem oferecer a qualidade dos serviços compatíveis com os que já vinham sendo oferecidos por aqueles que foram substituídos.
Então:
1. Operadora pode alterar a rede de serviços, desde que comunique antecipadamente o consumidor e à ANS.
É por isso que, recentemente, a ANS obrigou todas as operadoras manterem em seus sites os serviços de saúde que oferecem e de forma atualizada diariamente.
2., O hospital (ou serviço de saúde) substituto deve ter nível de qualidade igual ou superior ao substituído, pois o que te fez interessar-se pela operadora contratada foi a rede de hospitais de qualidade que ela te ofereceu; não foi só o preço.
Por isso, não vale agora cobrar o mesmo preço oferecendo serviço de padrão inferior ao que foi contratado.
Caso estas observações estejam sendo descumpridas você pode (e deve) reclamar junto ao SAC do seu convênio e ao mesmo tempo junto à ANS . E se a reclamação for em conjunto com demais consumidores as chances de uma pronta resposta da ANS são bem maiores.
Agora, se você marcou uma consulta num determinado hospital, por exemplo, que consta no site da operadora, mas quando você chega no local para ser atendido tem a infeliz notícia de que o hospital foi descredenciado, você pode sim passar por um hospital não conveniado, pagar pelos serviços e pedir o reembolso à sua operadora.
Isso porque, no caso, a sua operadora de plano de saúde faltou com o dever de comunicação previsto em lei e no contrato que ela tem com você, te submeteu por isso a uma situação de agravamento no seu estado de saúde e você precisa do atendimento médico na hora, não dá mais para esperar.
Se esta situação vem ocorrendo com você que vem te gerando prejuízo manda mensagem aqui para mim.
Estamos aqui preparados para este tipo de situação e com o objetivo de fazer sua operadora respeitar você, seu contrato e sua saúde.
Fale conosco pelo whatsapp (11) 98445-2270.
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