Muitas pessoas perguntam “por que, afinal, planos de saúde têm que ter carência para usar os serviços de saúde?
É uma boa pergunta e muita gente não sabe a razão. Eu vou explicar a você.
A carência, é um prazo ou período em que a operadora, assim que contratada pelo beneficiário de plano de saúde, pode receber dele os valores das mensalidades, mas deixa suspensos alguns serviços de saúde que ela fornece.
Mas qual a razão disso?
Primeiro porque a lei de planos de saúde assegura este direito às operadoras.
Segundo, porque ela precisa receber estes valores das primeiras mensalidades para formar um fundo de custeio dos serviços hospitalares estabelecidos no contrato. Assim, através do recebimento destes valores ela estará mais bem assegurada para custear as despesas referentes aos serviços de saúde que deverá fornecer ao beneficiário.
Terceiro, porque esta é uma maneira dela fidelizar o cliente e ainda conservar o plano de saúde por um certo período e com isso estabilizar a relação contratual com este beneficiário.
Se não houvesse o período de carência, sua operadora poderia sofrer prejuízo ao ser contratada e em seguida ser obrigada a bancar um tratamento necessário para restabelecer sua saúde. Ao final deste tratamento, satisfeito ou não, você poderia suspender os valores das mensalidades seguintes ou até cancelar o plano.
Isso certamente impediria sua operadora de se ressarcir das despesas com aquele tratamento que ela foi obrigada a cobrir a você e isso não seria justo, porque o sistema da saúde suplementar quebraria e não se sustentaria por muito tempo.
Agora, eu observo que nenhuma operadora pode exigir de você prazo de carência superior àquele que a lei de planos de saúde descreve.
A lei de planos de saúde informa que é dever da sua operadora informar os prazos máximos de carência com a devida clareza e que em geral são:
- 300 dias para partos;
- 180 dias para exames, procedimentos e consultas;
- 24 horas para urgência e emergência.
Por fim, se você informou à sua operadora que tem alguma doença deve aguardar aí o prazo de 24 meses de carência para o tratamento total desta enfermidade. Ela deve te dar o atendimento, desde que não seja obrigada a fazer, por exemplo, a cirurgia ou algum procedimento mais complexo.
É isso.
Qualquer dúvida manda mensagem pelo whatsapp (11) 98445-2270, que eu te esclareço.